domingo, 4 de novembro de 2007

Nos Andes em 2006 (Aconcágua ao fundo)


Em fevereiro de 2006 conheci um dos locais mais lindos do mundo, a Cordilheira dos Andes. Nesta foto, ao fundo, está o Monte Aconcágua.
O Monte Aconcágua - Sentinela de Pedra - tem 6.962 metros de altitude, e é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Fica localizado nos Andes Argentinos, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza. Está localizado no Parque Provincial Aconcágua, cuja entrada fica próxima ao povoado de Puente del Inca.
Possui três vias de acesso: a normal, o Glaciar dos Polacos e a Parede Sul. A mais frequentada é a rota normal ou noroeste, que apresenta menos obstáculos técnicos - mesmo assim, não é recomendada para aventureiros não climatizados ou não experientes. As outras duas requerem escalada em gelo e rocha. A sua silueta árida, os cumes gelados, o deserto de um lado e o oceano do outro mostram a magnitude e a magia da natureza. Por ser a montanha mais alta das Américas desafia todos os anos
montanhistas de todo mundo a escalá-la. Existem alguns locais para acampamentos para quem deseja realizar a subida da montanha: Confluência a 3368 m de altitude, Plaza de Mulas 4370 m. - que é o acampamento base -, Nido de Condores a 5560 m e Berlim a 5926 m. Apesar de sua altitude, o Aconcágua não é uma montanha difícil de ser escalada do ponto de vista técnico, pois para atingir o seu cume pela rota normal não é necessário que o montanhista realize escaladas técnicas.
O desafio que a montanha apresenta é um teste de resistência física pois o montanhista tem que superar o frio e a falta de
oxigênio comum às grandes altitudes.

Um comentário:

  1. APAGASTE MEU 1º COMENTÁRIOOO!!

    Tah bem...
    Bom!! Agora posso te dizer que tá mais interessante esse blog.
    Gostei!!
    Heheh...
    Bjs.

    ResponderExcluir