sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Percepções da Viagem de 2008


Como escreveu Amyr Klink .. "Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV.."
Quando estava na fase de planejamento, muitas pessoas me diziam que era muito perigoso fazer essa viagem sozinho, que era muito perigoso fazer de moto, que era muito cansativo, muito longa, etc.
Realmente eu poderia ter ficado em casa e ter visto as imagens pelos livros ou pela internet, mas não teria visto aquelas imagens que ninguém tirou fotos, não teria visto os lugares e pessoas que também não tirei fotos (de propósito, para que possa freqüentemente buscá-las na memória para que não se apaguem).
Se tivesse ficado em casa (longe dos riscos e vendo a vida passar pela janela) não saberia como é fácil se comunicar com pessoas que falam outros idiomas que não o nosso ... mesmo aqueles idiomas que não dominamos. Nunca saberia que poderia conversar com alemães, franceses, tchecos, ingleses, suíços (uma hora de papo com um senhor da Suíça de 59 anos que estava subindo o Aconcágua) americanos, mexicanos, equatorianos. Não teria conhecido pessoas desses países. Não saberia o quanto a América Latina os atrai.
Se não tivesse viajado não saberia que perto de Bariloche (cidade famosa) existe uma cidadezinha naturalmente hippie (El Bolsón), lindíssima, com montanhas e lagos e uma gente humilde e hospitaleira.
Se não tivesse viajado não teria encontrado pessoas que também viajam sozinhas e se entregam a uma boa conversa recheadas de histórias e facilmente cativam amizades.
Se não tivesse viajado eu não saberia que também se 'sua' muito caminhando na neve (isso não vi nos livros ... descobri por mim mesmo).
Se apenas visse as fotos das montanhas que subi, jamais saberia o quanto pesa cada passo que é dado para se chegar até o cume.
Se não tivesse viajado só, não teria descoberto que não existe solidão neste mundo! Sempre há alguém para cumprimentar, para conversar e para se despedir!
Valeu a pena essa viagem? Bem... essa pergunta é tão estúpida que nem merece ser respondida!
Meu e-mail para quem quiser algumas 'dicas': marcirioemilio@bol.com.br

4 comentários:

  1. Parabéns. Também fiz uma viagem ao Chile, também em janeiro, quase que nos encontramos. Fiz em um grupo de 13 motos, o que trouxe vantagens como também desvantagens. Acho que a sua viagem está me encorajando a fazer uma solo também.

    Continue escrevendo e viajando.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marcirio Emilio, muito legal o teu relato da viagem, parabéns. Viagens de moto são sempre fantásticas, neste mês de janeiro/2008 eu e a mulher fizemos uma até o norte do Chile, conhecemos o deserto do Atacama, e não foi uma viagem solo, afinal estava com minha mulher e alguns dias teve um companheiro, foi muito boa a experiência. Estamos programando ir até Ushuaia no final deste ano, veremos como fica.
    abração e parabéns.
    Luis Averbeck.

    PS: minha mulher fez um blog com fotos e algo descrito, mas não o relato da viagem, apenas impressões dela.

    www.anameloaverbeck.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. não tenho idéia de quem você seja, mas a sua viagem foi demais ok. Meu sonho sumir por la. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Ola Marcirio, blz,
    Valeu pela visita, sua viagem foi fantástica, não vejo a hora de pegar a estrada,
    Grande abraço, Guilherme

    ResponderExcluir