quinta-feira, 23 de junho de 2016

Pico Paraná - Excelente aventura!

Conforme informações do site   http://fazendapicoparana.altamontanha.com/parana.asp o Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil, formação rochosa de Granito e Gnaisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire. A vegetação é composta em quase sua totalidade em Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto-Montana e de refúgios ecológicos
Em 1992 sua altitude foi aferida em 1.877,392 metros através do Sistema de Posicionamento Global por três equipes da Universidade Federal do Paraná, coordenadas pelo professor Paulo César Lopes Krelling, do curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas Esta medida é adotada oficialmente desde então.

A "Fazenda Pico Paraná" possui infra-estrutura para atendimento dos montanhistas que vão ao local. São, aproximadamente, de 6 a 8 horas de caminhada para chegar ao cume. A trilha não apresenta dificuldades técnicas, mas exige atenção do montanhista e um considerável exercício físico para chegar no topo da montanha. Estando numa zona de clima subtropical, é importante tomar precauções nas escaladas durante boa parte do ano, principalmente no período de inverno, visto a regularidade de temperaturas abaixo de zero Celsius (0ºC). Equipamentos básicos e vestuários apropriados, evitam vários inconvenientes.

Mas todo o esforço é recompensado, quando do cume você contempla a maravilhosa vista da serra do mar, com sua exuberante Mata Atlântica, do litoral paranaense, com as baías de Antonina e Paranaguá e mais ao longe a cidade de Curitiba!

Sempre é bom lembrar que a área é caracterizada como área de preservação, assim todo o cuidado é pouco. E lembre-se de seguir todas as regras de visitação de Mínimo Impacto

A aventura se deu na companhia do meu filho Marcirio Ruschel Oliveira e do grande amigo Samuel Tolbach




















2 comentários: