sábado, 2 de outubro de 2010

A MOTO


Pouco tempo atrás quem queria desbravar o Brasil ou a América do Sul tinha como opção somente motos caras e de grande capacidade cúbica, como a BMW R 1200 GS, Suzuki DL1000 V-Strom e Honda XL 1000 V Varadero. Com a chegada da DL650 V-Strom um novo nicho de mercado ganhou es­­paço. Suas concorrentes di­­retas também são outras, a BMW F 650 GS e a Kawasaki Versys, todas aventureiras, bi­­cilíndricas e com motores de me­­nor capacidade.
A V-Strom 650 carrega grande parte das qualidades de sua “ir­­mã” maior. A principal delas é o conforto. O assento é largo e tem a espuma na densidade ideal. Até mesmo o espaço para garupa, esquecido em muitas motos, é conhecido como um dos melhores do mercado. A proteção aerodinâmica também garante conforto extra para o piloto em longas viagens. A altura do guidão e os co­­mandos estão ali, sempre à mão. E fechando o pacote as pedaleiras com proteções de borracha deixam as pernas em uma posição agradável.  A autonomia também é ou­­tro trunfo para os aventureiros, o tanque da 650cc comporta 22 litros de combustível. E como durante muitas viagens não é possível prever as condições da estrada o modelo tem suspensões altas e com regulagens – garfo telescópico na dianteira e monoamortecedor facilmente ajustável na traseira.
É  uma máquina com 645 cm³, refrigeração líquida, DOHC, 90° V-Twin com avançadas características, incluindo ângulos de válvula fechados (o que permite o motor ser compacto), câmara de combustão eficiente, válvulas grandes e bielas leves com tratamento superficial jateado (shot-peened).
O cilindro de seu potente motor possui tratamento superficial interno Deposição Eletro-química de Material Suzuki - Cromo Duro (SCEM), que garante uma maior durabilidade, melhor vedação e melhor transferência de calor. E o sistema de injeção eletrônica possui o sistema de Dupla Válvula de Borboleta Suzuki (SDTV), que otimiza a eficiência na combustão para um torque superior em baixas/ altas rpm e uma melhor economia de combustível.
Esta moto é equipada com um avançado sistema de Injeção de ar na Saída de Escape (PAIR), para queimar os hidrocarbonetos não queimados, e reduzir as emissões de monóxido de carbono. Assim, está de acordo com o Promot 3.
A V-STROM 650 acrescenta emoção a cada passeio, oferecendo potência e aceleração sem perder no quesito conforto.

2 comentários:

  1. Marcirio, bom dia.

    Sou do Rio de Janeiro e no início de novembro estarei partindo para viagem solo rumo ao Ushuaia, minha idéia é descer até Pelotas, seguir para Quaraí, Uruguaiana e depois Rosário e Mendoza.

    Em Mendoza pretendo descer pela RN-40 até o Chile, quem sabe não nos encontramos por lá?

    ResponderExcluir
  2. Marcírio,

    Eu tenho uma dúvida sobre a compatibilidade da minha altura (1,74m) com essa moto. Será que dá para fazer uma pilotagem segura, pois quando parado consigo apoiar apenas a metade do pé no solo. Enfim, temo que em terrenos irregulares tenha dificuldade em segurar a moto e se cair, e estiver sozinho, haja força para levantar. O que você me diz?

    Daier

    ResponderExcluir