sexta-feira, 5 de novembro de 2010

4° Dia - 04 de novembro de 2010 - no meio do Deserto - San Pedro de Atacama

Hoje sim.... valeu a pena!
Saí de Purmamarca lá pelas 8:30 e cheguei em San Pedro de Atacama por volta das 19:00 h.
O percurso nao é longo, mas muitas paradas para fotos e muita dificuldade de pilotagem.
O frio é intenso ... nao sei quem disse que no deserto faz calor durante o dia. Eu nao tenho termômetro, mas pela experiencia, posso afirmar com seguranca que pegamos temperatura abaixo de zero em alguns lugares da Cordilheira ... coloquei tudo o que tinha para frio e mesmo assim tive tremores.
Além disso, o vento estava terrivel... já enfrentei ventos fortes na Patagônia Argentina, mas nao tanto como hoje. Fiz o percurso ainda com os amigos brasileiros (pai e filho). Paramos um momento para tirar fotos e ficamos com receio que o vento derrubasse as motos de tao forte que estava.
Atingimos mais de 4.800 m de altitude ... a minha moto que é injetada sentiu a altitude... quando estava a 4.700 m ... tentei acelerar mas ela nao passava de 80 km/h - as informacoes quanto a altitude sao seguras, pq o companheiro de viagem estava com GPS e este marcava a altitude.
Demoramos algum tempo no Passo de Jama (saída da Argentina) pq na nossa frente estava um ônibus de turistas.
Também perdemos algum tempo aqui na entrada de San Pedro de Atacama pq tivemos que fazer o ingresso no Chile, com vistoria nas motos e bagagens. Os chilenos sao bem chatos nessas vistorias.
Estou no Hostal Chiloé ... e já contratei uma agencia para ir ate El Tatio (geisers), só que a saída é amanha as 4 da madrugada e segundo a agencia de turismo, a temperatura lá no local é de 15 graus negativos... me recomendaram agasalhar-me bem ... por isso, como bom gaúcho que sou ... vou colocar um casaquinho por cima da camiseta...
Vou passar o dia todo de amanha aqui em San Pedro, pois a tardinha quero ir no Valle de La Luna. Talvez fique mais um dia para ir num vulcao aqui perto ... se der... quero subir ate a cratera... vou ver.
A cidade esta cheia de alemaes, franceses, suícos, italianos, etc...
Até encontrei um casal de italianos em Passo de Jama... conversamos .. eles sao de Torino ... até que meu italiano-inglês-espanhol-portunhol funcionou bem. O italiano também é aficcionado por moto.. ele me disse que tem uma Kawasaki Ninja... ficou doido de fazer uma viagem aqui pela Cordilheira... ficamos de bater um papo aqui em San Pedro e tomar uma cerveja.
Bueno.. por hoje é isso.












Um comentário:

  1. E aí, Marcírio... continuamos acompanhando constantemente a tua viagem! Muito show tudo isso.
    Se nas fotos já se vê muita coisa linda, chego a imaginar o que fica na tua retina... como diz a propaganda: não tem preço. Abração.

    ResponderExcluir