quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

1º Dia (mudança de trajeto) -09/01/2008

Depois de duas Quilmes (melhor cerveja argentina) de 650 ml cada e após jantar (cenar em espanhol) na Parrillada El Establo (recomendaçao de um taxista), estou aqui para postar as noticias do primeiro dia da viagem.
Alguns erros de portugues se justificam, pois estou com um teclado espanhol.
Mudança de trajeto.
Quando cheguei em Tacuarembó (Uruguai) entrei na cidade por uma entrada secundária (nada é por acaso) e num posto de gasolina conversei com um uruguaio que me recomendou que nao fosse pela Ruta 31 (meu trajeto em direçao à Salto), pois a estrada nao estava toda pavimentada, ou seja, teria que andar em uma estrada de terra. Por isso segui em direçao à Paysandu (mais a baixo) onde entrei na Argentina por Colón.
Chegando em Paysandu peguei a primeira chuvarada (com raios e trovoes - foi de lascar). Por isso (pela chuva) nao estou postando nenhuma foto. Acontece que eu estava com a camera digital no bolso da jaqueta de cordura (que segundo a loja onde comprei - em POA) era impermeável. Só que entrou chuva no bolso e a máquina fotográfica nao funcionou até agora.
Se após esta noite náo funcionar, amanha terei que comprar outra (náo é justo que eu faça essa viagem sem máquina fotográfia).
Bem.. após atravessar a fronteira em Paysandu - Colón e após a enorme chuva, entrei na Argentina.
Me surpreendi com os "los hermanos"... eles náo correm tanto na Argentina como correm no Brasil. Andam dentro dos limites de velocidade... só náo obedecem muito a sinalizaçao... fazem ultrapassagens na linha amarela contínua... fora isso até que andam bem.
Bueno... depois de Colón, fui a Basavilbaso, depos à Rosario Del Tala e depos na cidade de Nogoya (aqui uma grata ajuda - logo que entrei na cidade, passei por um motociclista que andava em uma Custom - me pareceu algo em torno de 400 cilindradas .. náo vi a marca da moto. Pois bem, logo que passei por ele, ele buzinou e me cumprimentou - respondi o aceno e segui meu caminho. Logo adiante, verifiquei que a estrada que eu deveria tomar em direçao à Victoria e depois Rosário - onde estou - estava fechada em razao de trabalhos na pista... segui adiante e nao consegui encontrar o caminho em direçao à Rosario... entao parei e logo vi o motociclista que havia me cumprimentado ... fiz sinal e ele parou.. entáo expliquei que precisava seguir em diréçao a Rosario... ele prontamente se ofereceu para me guiar até a Ruta. seguimos entao pelas ruas da cidade de Nogoya até a Rua... fiquei muito agradecido ao amigo motociclista...perguntei seu nome .. mas como estava com meu capacete...náo entendi a resposta.. expliquei a ele que saí de Livramento com destino ao Chile ... ele entáo me desejou boa sorte, disse assim: Vaya com Diós Loco... fiquei muito grato ao amigo Argentino... mesmo sem saber o seu nome.
Depois de Nogoya segui para Victoria e depois a Rosario... onde estou agora.
Rosario é uma cidade enorme .. posso dizer que é a metade de Porto Alegre... Entrei na cidade.. rodei muito até chegar próximo ao Centro... arrumei um hotel, chamado Hotel Mitre, fica na Rua Callao 68 bis, nº 2000. É um Hotel muito bom. A diária melhor ainda... ficou em 78 pesos Argentinos (lembrando que 1 peso Argentino vale 55 centavos de real).
Após me hospedar...tomar um banho... o calor está infernal... saí para tentar achar uma loja que possa arrumar a camera fotografica... achei uma que vende cameras... amanha vou lá... pois já era 9 da noite e estava fechada. Tal loja fica no centro de Rosario na Peatonal Cordoba (peatonal é o mesmo que calçadáo para nós brasileiros). Depois, seguindo a dica de um taxista, fui jantar na Parrillada El Establo (muito boa... ar condicionado... lugar muito bonito... enorme... devia ter uns 20 garçons ... nunca havia feito refeiçoes em um lugar tao grande ... comi um entrecot delicioso, uma salada mista e duas Quilmes ... também havia pedido um talharim...mas o garçon me aconselhou a desistir do talharim, pois seria muito ... e acertou... comi até me fartar.... aliás, a carne tanto uruguai quanto argentina sáo excelentes... eles sáo muito bons nos assados... o gaúcho, o uruguaio e o argentino comem muita carne em razáo da proteína que ela possui, eis que a regiáo que vivemos é muito fria no inverno e também somos um povo com um passado muito guerreiro ... tivemos muitas lutas em defesa deste cháo... por isso precisamos da proteína da carne).
Em relaçáo à viagem, rodei 664,6 km... mais do que esperava se seguisse o roteiro original... mas me sinto muito bem... inteiro.. sem dores no corpo...
A Mimosa (minha moto) se portou muitissimo bem... correspondeu à altura. Estou bem.. pretendo dormir agora .. e vou atrasar a saida amanha em razao da máquina fotográfica.... talvez tenha que comprar uma nova. Mas tudo bem... isso também faz parte.
Minha terapeuta recomendou que eu náo seja táo controlador... ou seja... que eu aceite os imprevistos com naturalidade.... tudo fará parte do aprendizado... por isso náo "esquentei" muito quando a camera fotográfica pifou... O mais importante é que estou bem.. e vou continuar assim.
Ah... meu espanhol está muito bem... tenho conversado e entendido muito bem... "gracias"!
Bem .. por hoje é só... amanha é outro dia... vou para o hotel planejar o roteiro de amanha... já que saí do meu planejamento. Amanha com certeza postarei algumas fotos!

5 comentários:

  1. Bom dia amigo Marcírio. De certa forma, fazemos parte desta aventura, pois ficamos na base acompanhando teus passos e aproveitando, virtualmente, a sensação de estarmos juntos. Segue em frente meu irmão.Grande abraço.
    Paulo Vaz

    ResponderExcluir
  2. Estamos daqui juntos com vc nessa..ti cuida juizoo.....vá co Deus sempre..e parabens pelo portnholl...rsrs Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. oi lindiho!, Fiquei muito feliz em saber que está indo tudo muito bem, uma pena que a máquina pifou!, mas sega nesta tua tragetória de auto conhecimento , e exercitando sua paciencia, sei que é bem dificil, mas vale a pena tentar. Beijihos e te cuida. Fique com Deus. Sâmia(tia sam)

    ResponderExcluir
  4. Quando estivemos no Chile falaste: Um dia voltarei aqui de moto. Estou feliz que estas conseguindo fazer a viagem com sucesso e que continue assim.Tu mereces.
    Beijos
    Tua esposa

    ResponderExcluir
  5. Estou acompanhando com o coração.....rsrs.. e ai a chuva parou??...e o frio??..rsrs não esqueça do vinho tchee!! bjos vai na manha..rsrs

    ResponderExcluir