quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

7º Dia - 14/01/2007 - Aconcágua (Sentinela de Pedra).








Acabei levantando tarde .. estava bom dormir na barraca (calor de dia e muito frio à noite) e ademais fiquei conversando com a turma de argentinos.
Carlos aceitou meu convite para subir atè "Confluenza" no Aconcágua... fomos de moto até a entrada do Parque... lá paguei 30 pesos e Carlos 10 pesos, pois é argentino. Quando estávamos preenchendo a papelada para o ingresso, encontramos um francês chamado Jean Stephane, que estava sozinho... fizemos amizade, conversando um pouco em español, francês e inglês (logo vi que idioma náo é problema para qualquer jornada)... eu que nunca havia estudado qualquer coisa de francês, me entedi perfeitamente com Jean (era cômico às vezes - para uma frase ele usava uma palavra em español, uma em inglês e uma outra em francês - mas nos compreendemos perfeitamente - eu usava meu pouco español e meu inglês do colégi. A historia do francês é a seguinte: Em Paris ele trabalhava numa empresa de medicamentos, economizou dinheiro, comprou um apartamento em Paris, alugou-o e está viajando pela América do Sul... por 01 ano (faltam poucos meses)... depois volta à Paris e vai para a Austrália por mais 01 ano. Ele viaja sozinho... com uma mochila... algum dinheiro em espécie e cartáo de crédito. Caminha um pouco... toma ônibus.. arruma carona ... me deu seu e-mail e um convite para visitar Paris... ficando no seu apartamento (quando ele estiver por lá, é claro). Na foto ele está de bermuda e camisa azul... e o meu amigo Carlos (argentino) esta de roupa clara e eu.... calça climatic e a camiseta da Banda Black Skull (em homenagem à Banda de Rock que meu filho faz parte).
A idéia inicial, minha e do argentino Calos era subirmos até a base "Confluencia" a 3.300 metros de altitude... o francês queria ir até "Plaza de Mulas" a 4.300 m.. assim, iniciamos nossa caminhada .. que para mim e Carlos durou 11 horas!
Bem gente é dificil escrever esta passagem sem sentir uma emoçao muito forte!
Na entrada do Parque... estávamos a 2.900 m... Confluencia fica a 3.300 e a Base "Plaza Francia" a 4.200 m.
Saímos um pouco antes das 11 da manhá e seguimos à Confluencia. Encontramos alguns aventureiros indo e vindo a caminhada náo é fácil... eu estava levando meu cantil com 1,5 litros de água, meu binoculo e a mateira com a térmica, cuia e bomba do argentino e um pouquinho de erva mate... um casaco (corta vento) amarrado na cintura, óculos de sol e boné. Que subida!!!
Tem que ter um bom condicionamento fìsico. É claro que cansei.. todos cansam... mas a vontade de chegar perto do Aconcágua e consequentemente mais perto de Deus supera todo o cansaço.
A criaçao desse lugar náo se deu ao acaso... tenho certeza disso .. e também acredito firmemente que Deus reservou em nosso planeta alguns lugares muito especiais onde nos permite chegarmos mais perto Dele. É verdade (para quem acredita) que ele está em todos os lugares... mas em alguns nos é permitido quase tocá-lo e o Aconcagua é um desses lugares. Todos que váo ali váo em busca de algo muito especial... encontrei pessoas de muitos lugares... passei por uma jovem e perguntei de onde era ... ela me disse que era do Alaska.... quando estava esperando para a consulta médica em Confluencia... conversei uns vinte minutos com um senhor muito simpático (uns 60 anos e falava bem o español) que era da Suíça... encontramos alemáes, ingleses, americanos, mexicanos, japoneses .. e fora aqueles que náo tivemos tempo para conversar e saber de onde eram.
Bueno... seguindo a narrativa... a subida até "Confluencia" foi tranquila ... saímos de 2.900 m e chegamos em Confluencia a 3.300 m. Só até aí já tomei meu litro e meio de água.. chegamos e fomos ao serviço médico (é obrigatório .. já está incluído no pagamento que fizemos para entrar no Parque). Como eu estava com uma ferida na máo... desde que saí do Brasil....e como havia uma médica jovem fazendo o atendimento (está numa das fotos.. vestida de azul entre eu e o argentino ... que se meteu para aparecer na foto também), mostrei à ela minha máo... ela achou horrível, pois estava saindo "pus" .. me dizia: "está feo... muy feo... está infectada"... acabou apertando a ferida para tirar o pus (aí deixei de ser macho e resmunguei que me doía) me colocou um antisséptico e cobriu com gaze... me receitou antibiótico (estou tomando). A médica nos recomendou que ficassemos por ali e dessemos um passeio ao redor, sem subir mais.
Mas, como somos teimosos e haviamos chegado bem em Confluencia (3.300 m), resolvemos seguir mais alto, em direçao ao Mirante da Plaza Francia. O frances resolveu que ia pernoitar em Confluencia para seguir no outro dia até "Plaza de Mulas"... ele alugou uma barraca e acertou o preço das refeiçoes, pois ali na base Confluencia tudo é muito caro (aluguel de uma barraca: 30 dólares, aluguel de um saco de dormir: 20 dolares; refeiçoes 30 dolares cada, dois litros de água mineral: 6 dolares)... Eu e o argentino resolvemos que náo pernoitariamos porque haviamos deixado nosso equipamento em Puente Del Inca e mesmo que eu tivesse trazido minha barraca e meu saco de dormir náo seria apropriado dormir em Confluencia, pois meu saco de dormir suporta até zero grau de temperatura, mas em Confluencia, na noite anterior havia feito - 6º (seis graus negativos), ou seja, eu passaria frio.
Recomeçamos a caminhada... aí a coisa começou a ficar realmente dificil... era bem mais ingreme...mais dificil... mais pedras... ar bem mais rarefeito... o copo sente muito (imaginem... sair de 2.900 e subir até 4.100 m em poucas horas... que loucura)... fomos indo .. encontrando muita gente baixando... seguindo... parando um pouco... admirando tudo ao redor... olhando fixamente para o cume do Aconcagua... pedindo sua proteçao.... buscando o Criador em cada parte daquela montanha... Combinamos que subiriamos até quando o relogio marcasse 5 horas da tarde, pois eu e o argentino teriamos que baixar enquanto houve luz (subir é dífil, mas baixar também é... se exige muito do organismo por causa da altitude)... bueno chegamos entáo até 4.100 m..bem pertinho da Plaza Francia (há uma hora no máximo) aí paramos... comemos um pouco (eu levei varias barras de cereais... uma maça e uma laranja).. tiramos muitas fotos..conversamos.. .ficamos em silencio.. .admiramos o cume nevado... demos risadas e baixamos em direçao à Confluencia.
Chegamos em Confluencia e nova visita médica (agora havia mais um medico)... eu entrei primeiro na barraca dos médicos e estava sendo atendido pela médica (que havia me feito o curativo) e logo entrou meu amigo argentino muito mal... foi o quanto lhe alcançaram um caixa de papeláo com um saco de lixo e ele logo começou a vomitar (sintoma da altitude).. o médico logo lhe mediu a pressáo e o batimento cardíaco... estava tudo alterado... o médico lhe dizia que náo poderia baixar .. teria que ficar em Confluencia... daí entáo eu pedi para a médica também me medir a pressáo, muito embora eu lhe havia dito que estava super bem...sem dores de cabeça, sem cansaço... ela mediu minha pressáo e batimento cardíco e me disse que a pressáo estava muito baixa e o coraçao muito acelerado... eu também náo poderia baixar... teríamos que ficar em Confluencia. De pronto dissemos aos médicos que náo poderíamos ficar, pois estávamos sem equipamento... O médico nos deu uma "mijada".. nos disse que eramos loucos, pois haviamos subido demasiado em um só dia... disse ainda que nossa sorte foi termos dormido a noite anterior em Puente Del Inca, pois sem querer haviamos feito aclimataçao à altitude. Entáo combinamos com os medicos que iriamos nos deitar na barraca alugada pelo frances por 40 minutos e fariamos nova avaliaçao... passados os 40 minutos, finalmente fomos aprovados para o regresso à base do Parque... saímos da base Confluencia às 20:30 e chegamos em Puente Del Inca às 22:30... cansados?????? Imaginem.... fazer uma caminhada de 2.900 m a 4.100 m de altitude.... só a Espaço Academia pode me dar um condicionamento físico desses (que realmente me deu... graças ao Marcos e ao Professor Paulo da Espaço Academia de Sant'Ana do Livramento).
Bem... a historia foi essa... Planos para daqui um ano: com a licença da Marlise e da Ana Emilia, vou voltar com meu filháo (Marcirinho) ... com equipamento melhor... saco de dormir para 15 graus negativos ...um ano de academia ... um bom planejamento para a subida... (aclimataçao em Puente Del Inca .... uma noite em Confluencia.... e no outro dia bem cedo sair e chegar até a Base Plaza de Mulas .. a 4.300 m.. onde dormiremos mais uma noite... daí baixaremos, pois em diante é só para atacar o cume).
Gracias!!!!

3 comentários:

  1. Bom, pode ter certeza que irei te acompanhar Pai. Ja estou louco para ir. hehe. Abração

    ResponderExcluir
  2. La vai ele me exclui de uma íncrivel aventura dessas,mas tudo bm pai pode ir de novo com o Mano,de mim ja tens permissão...heheheh

    bjãooo

    ResponderExcluir
  3. Bah Marcírio, só fico imaginando eu e meu filho Vinícius numa escalada destas. Com nosso excelente preparo físico........Tu é maluco. Grande abraço.

    ResponderExcluir